Vanguarda Européia


O que foram as vanguardas?


As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram um tempo de ruptura com as estéticas precedentes, como o Simbolismo.


Por quê aconteceram?
Nesse período, a Europa estava em clima de contentamento diante dos progressos industriais, dos avanços tecnológicos, das descobertas científicas e médicas, como: eletricidade, telefone, rádio, telégrafo, vacina anti-rábica, os tipos sanguíneos, cinema, RX, submarino, produção do fósforo. Ao mesmo tempo, a disputa pelos mercados financeiros (fornecedores e compradores) ocasionou a I Guerra Mundial.
O clima estava propício para o surgimento das novas concepções artísticas sobre a realidade. Surgiram inúmeras tendências na arte, principalmente manifestos advindos do contraste social: de um lado a burguesia eufórica pela emergente economia industrial e, de outro lado, a marginalização e descontentamento da classe proletária e a intensificação do desemprego (especialmente após a queda da bolsa de Nova Iorque em 1929).
O Brasil, por sua vez, passou de escravocrata para mão de obra livre, da Monarquia para República.
Os movimentos culturais desse período, responsáveis por uma série de manifestos, são: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, chamados de vanguardas européias.


Principais estilos e artistas.


FUTURISMO:
- Manifesto Técnico:  O primeiro Manifesto do Futurismo --> Felippo Tommaso Marinetti
CUBISMO:
- Na pintura: Picasso, Braque, Juan Gris, Gleizes e Metzinger.
- Na literatura: Apollinaire
EXPRESSIONISMO:
- Selvagens --> Franz Marc, na Alemanha
- O Expressionismo na poesia --> Kasimir Edschmid
DADAÍSMO:
- Manifesto dadáista -- 1918: Tristan Tzara
- Receita Dadaísta Para Fazer um Poema --> Tristan Tzara


SURREALISMO
- Manifesto Surrealista --> André Breton
- Na pintura: Salvador Dali
  Mobiliário
Ao se procurar referências sobre ícones do design, a associação com o design escandinavo é natural e imediata. A fama do design originado na Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia se perpetua através do tempo, mantendo-se como vanguarda e reiterando o seu valor como ícone clássico e do bom gosto.


Grupo:

Ailton Netto

Lucas Muniz

Lucas Cosentino

Gabriel Vieira

Lucas Boaventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário